sábado, 18 de abril de 2009


"Numa casinha branca lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando: 'Que tristeza viver assim tão sozinha nesse deserto!'. Que engano. Dona Benta é a mais feliz das vovós pois ela vive em companhia da mais encantadora das netas. Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos a chamam. Narizinho tem sete anos, é morena como um jambo e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos. Na casa ainda existem duas pessoas, tia Nastácia negra de estimação que carregou Lúcia em pequena e Emília uma boneca bastante desajeitada de corpo. Emília foi feita por tia Nastácia com olhos de retrós pretos e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa, mesmo assim é boneca de que Narizinho mais gosta."
Foi assim que Monteiro Lobato iniciou seu primeiro livro REINAÇÕES DE NARIZINHO. Foi assim que ele deu início a um mundo mágico que atravessou e continua atravessando gerações e gerações. O Sítio do Picapau Amarelo começou encantando as crianças através das páginas de Lobato e depois seus personagens maravilhosos foram ganhando vida na TV. E é com muita honra que hoje dia 18 de abril, venho homenagear Monteiro Lobato e o seu Sítio do Picapau Amarelo, um lugar onde tudo pode acontecer... O Sítio do Picapau Amarelo para mim sempre será uma grande referência para as crianças, tanto em termos de leitura, quanto em termos de melhor programa infantil.
Na foto vemos Zilka Salaberry (Dona Benta), Daniele Rodrigues (Narizinho), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia) e Reny de Oliveira (Emília). O Sítio do Picapau Amarelo dos anos 70 / 80 para mim foi um programa que conseguiu seguir literalmente a essencia de Lobato, os roteiristas do programa deram o melhor para cada aventura da turminha e Geraldo Casé tratou o Sítio como se fosse um filho e é por isso que tudo deu certo, porque o Sítio foi tratado com toda dedicação e todo o carinho dos profissionais que participaram desse sonho encantado de todas as crianças da época. Histórias como A CUCA VAI PEGAR, O MINOTAURO, O CURUPIRA, OLHOS DE RETRÓS, A RAINHA DAS ABELHAS, CAÇADAS DE PEDRINHO, RAPUNZEL,A CANASTRA DA EMÍLIA, A SOBRINHA DA CUCA e tantas outras nunca irão sair de nossas lembranças mais gostosas de um mundo que foi criado por Lobato e levado para a TV para fazer nossos dias mais felizes.
Abraços a todos e até o próximo post!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Dia 18 Abril dia do livro infantil!

Dia 18 de abril é o dia do livro infantil, mas também é dia de homenagear esse homem que foi o responsável em nos trazer esse mundo mágico que só ele mesmo, José Bento Monteiro Lobato podia criar... Foi através de seus maravilhosos livros que contam as aventuras de Narizinho, sua boneca de pano Emília (que é o alter-ego dele mesmo), do valente e intrépido Pedrinho (primo de Narizinho), do sabugo mais sábio desse e de todos os mundos o Visconde de Sabugosa, da avó mais querida de todas dona Benta e da maior quituteira desse e de todos os mundos tia Nastácia.
Graças à Lobato que todas as gerações de crianças, algumas hoje já adultas tiveram a oportunidade de conhecer a turma do Sítio do Picapau Amarelo, tanto lendo suas obras, quanto vendo as suas adaptações para a TV.
Tudo começou ao vivo na TV TUPI em 1952, quando Tatiana Belink e Júlio Gouveia adaptaram em forma de teleteatro as aventuras dessa turminha mais querida de todos os tempos, a primeira adaptação que fizeram foi de um capítulo do livro REINAÇÕES DE NARIZINHO. A primeira história a ser contada por Tatiana foi A PÍLULA FALANTE quando a boneca Emília (Lúcia Lambertini) começou a falar. A adaptação durou por muitos anos na TV Tupi, depois foi transferida para a TV Cultura e depois para Bandeirantes, nessa última já não era mais ao vivo e sim gravado, pena que devido a um incêndio na TV Bandeirantes não se salvou nenhuma fita do seriado.
Muitos anos se passaram e já em 1977 a Rede Globo com parceira ao Ministério da Educação e Cultura, Unesco e TVE tiveram a brilhante idéia de fazer a melhor adaptação que já existiu da obra de Monteiro Lobato naquela década para a TV. Em 1976 tudo começou a ser planejado, elenco escolhido a dedo, figurinos, cenários e as gravações. Já em março de 1977 estreou esse seriado maravilhoso que com a direção geral do ilustríssimo Geraldo Casé e mais uma equipe de feras, deram o melhor de si por mais de 10 anos ao Sítio do Picapau Amarelo. Depois dessa adaptação de 1977, anos depois já em 2001 a Globo resolveu fazer nova adaptação da obra de Lobato, que se mantem viva até hoje na cabeça de milhares de crianças.

PARABÉNS LOBATO PELO GRANDE PRESENTE QUE VOCÊ NOS DEU QUE É A SUA MARAVILHOSA OBRA INFANTIL!

sábado, 4 de abril de 2009

Olá galera!!!!!!!!

Olá galera... Esse é o seu novo blog, Lobatices Infantis, onde te levará ao mundo mágico de Monteiro Lobato, com várias informações, fotos, episódios para downloads e muitas novidades e curiosidades... Espero que gostem e até o próximo post.


OBS.: Na foto ao lado vemos Narizinho (Daniele Rodrigues), Emília (Reny de Oliveira) e Pedrinho (Marcelo José Patelli) no episódio A BELA E A FERA do ano de 1982.

Abraços a todos!!!