sexta-feira, 10 de abril de 2009

Dia 18 Abril dia do livro infantil!

Dia 18 de abril é o dia do livro infantil, mas também é dia de homenagear esse homem que foi o responsável em nos trazer esse mundo mágico que só ele mesmo, José Bento Monteiro Lobato podia criar... Foi através de seus maravilhosos livros que contam as aventuras de Narizinho, sua boneca de pano Emília (que é o alter-ego dele mesmo), do valente e intrépido Pedrinho (primo de Narizinho), do sabugo mais sábio desse e de todos os mundos o Visconde de Sabugosa, da avó mais querida de todas dona Benta e da maior quituteira desse e de todos os mundos tia Nastácia.
Graças à Lobato que todas as gerações de crianças, algumas hoje já adultas tiveram a oportunidade de conhecer a turma do Sítio do Picapau Amarelo, tanto lendo suas obras, quanto vendo as suas adaptações para a TV.
Tudo começou ao vivo na TV TUPI em 1952, quando Tatiana Belink e Júlio Gouveia adaptaram em forma de teleteatro as aventuras dessa turminha mais querida de todos os tempos, a primeira adaptação que fizeram foi de um capítulo do livro REINAÇÕES DE NARIZINHO. A primeira história a ser contada por Tatiana foi A PÍLULA FALANTE quando a boneca Emília (Lúcia Lambertini) começou a falar. A adaptação durou por muitos anos na TV Tupi, depois foi transferida para a TV Cultura e depois para Bandeirantes, nessa última já não era mais ao vivo e sim gravado, pena que devido a um incêndio na TV Bandeirantes não se salvou nenhuma fita do seriado.
Muitos anos se passaram e já em 1977 a Rede Globo com parceira ao Ministério da Educação e Cultura, Unesco e TVE tiveram a brilhante idéia de fazer a melhor adaptação que já existiu da obra de Monteiro Lobato naquela década para a TV. Em 1976 tudo começou a ser planejado, elenco escolhido a dedo, figurinos, cenários e as gravações. Já em março de 1977 estreou esse seriado maravilhoso que com a direção geral do ilustríssimo Geraldo Casé e mais uma equipe de feras, deram o melhor de si por mais de 10 anos ao Sítio do Picapau Amarelo. Depois dessa adaptação de 1977, anos depois já em 2001 a Globo resolveu fazer nova adaptação da obra de Lobato, que se mantem viva até hoje na cabeça de milhares de crianças.

PARABÉNS LOBATO PELO GRANDE PRESENTE QUE VOCÊ NOS DEU QUE É A SUA MARAVILHOSA OBRA INFANTIL!

Um comentário:

  1. Grande Lobato!!! Ng conseguiu falar às crianças como ele!!! Tá lindooo o novo blog, Miguel! Parabéns!!!
    Abraçãooo!!!

    ResponderExcluir